13 junho 2009

Arguile: Como limpar o seu corretamente

9
Um dos meus maiores e melhores vícios, veja como cuidar do seu amigo arguile.

Você já deve ter visto inúmeras maneiras de como limpar o seu arguile, mas hoje você vai aprender como efetuar a limpeza e a manutenção corretamente do seu acessório. O arguile é composto de vários materiais, como alumínio, borracha, madeira, vidro e outros. Esses materiais tem reações quando entram em contato com a água, o vidro pode manchar, o borracha pode ressecar e o ferro enferrujar; por isso a limpeza a base de água deve ser feita com muito cuidado.



As mil e umas baforadas.


VEJA COMO LIMPAR CADA PARTE DO SEU ARGUILE CORRETAMENTE



FORNILHO - É o nome que se da a parte superior do arguile, é onde fica armazenado a essência (fumo), ela é feita geralmente de porcelana ou barro. Esse material é totalmente "lávavel", antes de prepara o arguile, pegue e lave o fornilho em água corrente por alguns segundos, seque e logo em seguida efetue o preparo do mesmo. É recomendável lavar a peça a cada preparo, sempre secando ao máximo, evite deixar água acumulada no fornilho.

DICA - Se alguém tiver a oportunidade comprar um fornilho igual a esse, não pense duas vezes antes de adquiri-lo. Esse acessório é de extrema utilidade para se preparar um ótimo arguille, a parte central é elevada e evita que o melaço escorra para dentro do tudo, assim mantém a essência sempre umedecida, com ótimo sabor e não queima tão rapidamente.
__________________________________________________________________________________

CINZEIRO - O nome já diz tudo, o cinzeiro é o recipiente onde fica armazenado as cinzas das brasas. Essa peça é a mais fácil de se efetuar a limpeza, ela é geralmente fabricada de alumínio, a limpeza é feita com água e detergente neutro, lave bem a peça com uma esponja molhada e com algumas gotas de detergente, retire todo o excesso de detergente para evitar manchas.

DICA - Uma vez por mês, limpe a peça e aplique o produto Veja Multi-Uso com Álcool, além de deixar a peça totalmente limpa, ele dá um super brilho e custa em média R$ 3,50.
___________________________________________________________________________________
Corpo - O corpo é o responsável pelo trajeto da fumaça do fornilho até a água. Sua limpeza também é bem simples, a parte exterior deve se lavada com aguá e detergente neutro, sempre lembrando de retirar todo o excesso de detergente. A parte interior é um pouco mais sensível de ser lavada, pois qualquer acúmulo de água pode resultar em ferrugem e assim acabando com o gosto e a graça do arguile. É recomendável lavar o tubo com água e detergente a cada 5 seções, após lavar é de extrema importância secar o seu interior, para secar utilize um pedaço de arame com um papel toalha envolvido em uma das pontas.
Aconselho a todos os usuários, a utilizar uma escova especial para efetuar a limpeza a cada vez que a arguile é usada, essa escova é muito usada na limpeza de armas de fogo.

DICA - Após lavar o tubo e secar bem, deixe ele em pé por uma hora, se tiver algum resíduo em seu interior, ele vai evaporar.
___________________________________________________________________________________



VASO - O vaso é o coração do arguile, é la onde se filtra a fumaça e de onde ''puxamos o fumo'', ele é feito de vidro ou acrílico em alguns casos. A limpeza é feita com água e detergente neutro, lave bem a peça com uma esponja molhada e com algumas gotas de detergente, retire todo o excesso de detergente para evitar manchas.

DICA - È aconselhável a cada 30 dias diluir 3 limões com água e detergente em uma bacia, deixar o vidro submerso por cerca de duas horas e logo após lavá-lo em água corrente para retirar o excesso de detergente. Esse método vai eliminar o odor e as manchas causadas pela fumaça no arguile.
___________________________________________________________________________________
MANGUEIRA - A água só deve ser usada na parte externa da mangueira, molhe um pano e passe em toda a parte externa dela. Em hipótse alguma molhe a sua mangueira internamente, ela contem um espiral de ferro (veja imagem)* e vai enferrujar se entrar em contato com a água. Para limpeza interna é recomendado o uso de uma escova especial, logo após a limpeza passe um jato de ar na mangueira.

DICA - Aconselhamos a utilização de uma mangueira feita (artesanalmente) com silicone, pois você pode lavar ela a cada uso, em breve ensinaremos como confeccioná-la. Troque sua mangueira a cada quatro meses, sua saúde agradece.



F I M

Se seguirmos todas essas recomendações á risca, teremos sempre um arguile limpo, bem cuidado e sem nenhum gosto a não ser o da essência que está sendo fumada. Se você concorda, discorda ou tem algo para acrescentar nesse tutorial de limpeza, deixe um comentário para nós.

Forte abraço


*Imagem - Duh_

9 Responses to "Arguile: Como limpar o seu corretamente":

eroballo disse...

@ 花花, tnks! :-)

smile disse...

quanto custa esse Fornilho!preciso de um urgente
:(

Léo Petrozza disse...

De todos os blogs que visitei buscando a forma correta de se lavar o arguile, este foi o melhor. De forma simples e dinâmica. Eu sou iniciante, então sabe como é. Tô aprendendo, rssss.
Parabéns e obrigado!

Anônimo disse...

Nossa, explicou nos minimos detalhes ficou muito bom.. obrigada

Denilson Ortiz Lopes disse...

Aonde encontro esses Fornilho??? tava precisando de um novo.. esse seria o mesmo Vortex?

Obrigada!

Anônimo disse...

valeu meu bruxo!! muito bem explicado...

Anônimo disse...

Eu queria saber c esse fornilho pode ser encontrado no paraguai

Cylkadees disse...

Ai esse cheiro do cacaio que fica no Narguês todo não tem jeito de tirar não, é assim msm??

Obrigado.

Ana Vitóoria disse...

Deixa eu te peergunta essa tal "escoova especial" é muuito cara ou não ? Onde eu encoontro em todas as tabacarias da minha cidade ?

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e publicados se seguirem as seguintes regras:

• Fazer-se passar por outra pessoa ou instituição;
• Links de qualidade nos comentários são bem-vindos;
• Links não relevantes são dispensáveis;
• Não precisa assinar os seus comentários com links;
• Para sugerir parceria, use o formulário de contato;

Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!

 
Pro Indexer Free Premium Blogger theme by Introblogger